A Paróquia

A Paróquia


Histórico da paróquia Bom Pastor

O primeiro padre a trabalhar aqui, em Alphaville - Santana de Parnaíba, foi o Pe. Guilherme Krupp, que celebrava inicialmente nas residências, por não terem ainda um local adequado. Em 1983, a Construtora Albuquerque Takaoka doou um terreno de mil e quinhentos metros, em frente ao Residencial 9, para a construção de uma Capela, como se dizia na época. Foi sucedido pelo Pe. Achilles Marenghi, do Clero Diocesano de Jundiaí, e após pouco tempo, pelo Pe. Chistovão Arnault, da Congregação dos Padres do Espírito Santo, que construiu a Casa Paroquial. Diante da fragilidade do padre e das necessidades pastorais, foi criada a Paróquia Bom Pastor de Alphaville, desmembrada da Paróquia de Santa Ana. Aos 27 de novembro de 1993, D. Roberto Pinarello de Almeida, Bispo Diocesano de Jundiaí, deu posse ao Pe. Paulo Toni Jr. na missão de pároco. Foram criadas várias pastorais e incentivadas as que já existiam; e o grande projeto era levantar a Igreja física.

Com o crescimento dos frequentadores, percebia-se que era pequeno o terreno à disposição. O Pe. Paulo, então, procurou o Dr. Renato Albuquerque, acompanhado do Eng. Othílio Moura, apresentando projeto remodelado e pedindo a doação da área ao lado da antiga Igreja e Casa Paroquial já construídas. Assim foi doado o atual terreno de aproximadamente vinte e três mil metros. Toda comunidade se empenhou na nova construção, e aos 3 de maio de 1998 foi consagrado o Templo atual por D. Amaury Castanho, Bispo Diocesano. No altar principal, um granito de uma tonelada, estão colocadas – como antigo costume cristão - as relíquias de São Vicente de Paulo, Santa Luiza de Marilac e Santa Catarina Labouré, cujos túmulos se encontram em Paris, na Capela da Medalha Milagrosa.

No Advento de 1999, foram inaugurados três sinos, dedicados a Imaculada Conceição, a São José e ao Papa João Paulo II, respectivamente.

No Ano Santo de 2000, foi inaugurado o Domus Mater Dei (nome dado em homenagem a Mãe de Deus), salas de reunião e catequese.

Em 2001, o Pe. Paulo, com um grupo de paroquianos(as), funda a Comunidade de Amor Rainha da Paz, para atendimento a crianças pobres com alguma deficiência mental. Aos 8 de dezembro de 2004, foi colocada a pedra fundamental da atual construção da Rainha da Paz.

Em fevereiro de 2005, assumiu o segundo pároco, o Pe. Félix Xavier, também do Clero Diocesano, que permaneceu até fevereiro de 2011, quando o Pe. Carlos Rafael Casarin é nomeado o terceiro pároco.

Em janeiro de 2018, D. Vicente Costa, Bispo de Jundiaí, nomeia o quarto pároco, o Pe. Paulo Toni Jr. Deus seja louvado nesta bela caminhada de tantos irmãos e tantas irmãs, alguns desses já na Casa do Pai, que colaboraram e tornaram possível todos estes anos de anúncio de Jesus Cristo, o Bom Pastor! Que o Senhor os acolha! .

Pároco Paulo Toni Junior

Pe. Paulo Toni Junior
Nascimento: 02/12/1956
Ordenação: 14/12/1986

Padre Paulo Toni Jr, filho de Paulo Toni (+) e Ophélia Toni, nasceu em São Paulo, Capital. Foi ordenado diácono em maio de 1986 e presbítero em 14 de dezembro do mesmo ano, por D. Roberto Pinarello de Almeida, Bispo Diocesano de Jundiaí. Fez os estudos filosóficos no Mosteiro de S. Bento de S. Paulo, e é formado em Teologia, pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma. Também é “mestre” em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana . Desde janeiro de 2018 é o pároco do Bom Pastor. Exerce também o ofício de Juiz do Tribunal Interdiocesano de Aparecida e de Defensor do Vínculo no Tribunal Interdiocesano de Sorocaba, ao qual pertence nossa província Eclesiástica.


Diácono Antoninho Roberto Matheus

Antoninho Roberto Matheus
Nascimento: 13/07/1945
Ordenação: 06/12/1998

Antoninho Roberto Matheus é diácono da Paróquia Bom Pastor desde 6 de dezembro de 1998, ou seja, desde o dia em que foi ordenado. A ordenação de Diácono Permanente aconteceu em Jundiaí, cidade a qual pertence nossa Paróquia. O incentivo para assumir a missão veio do Bispo Dom Roberto Pinarello Almeida – 2º Bispo Diocesano de Jundiaí.

Diácono Fellipe Vendramim

Fellipe Vendramim
Nascimento: 15/11/1972
Ordenação: 15/05/2022

Fellipe Vendramim é diácono da Paróquia Bom Pastor desde 15 de maio de 2022. A ordenação de Diácono Permanente aconteceu em Santana de Parnaíba, cidade a qual pertence nossa Paróquia. O incentivo para assumir a missão veio do Bispo Dom Vicente Costa – 5º Bispo Diocesano de Jundiaí.