Movimentos e Serviços

Capelinha de Nossa Senhora de Guadalupe

A finalidade do apostolado de Nossa Senhora de Guadalupe é infundir a devoção à Virgem Mãe de Deus. O trabalho descentralizado, com a formação da equipe regional, proporciona bons frutos. Assim, compromissado, cada membro do apostolado pode cumprir melhor cada etapa dos objetivos previstos. Integração e conscientização de nossa responsabilidade em nosso compromisso com Nossa Senhora de Guadalupe, fortalecendo nossa espiritualidade e nos aprofundando mais na fé.

Como estratégia, pretendemos ampliar o número de coordenadores, organizar mais encontros de formação e realizar duas jornadas com zeladoras.

Capelinha de Nossa Senhora de Schoenstatt

Evangelizar as famílias através, e com a ajuda, da Virgem Maria. Evangelizar com Maria para que todas as famílias recebam a imagem da Mãe Peregrino em seus lares, transformem o seu lar num belo lugar, em um pequeno santuário, em uma igreja doméstica. É preciso que a vida seja uma verdadeira vida cristã em família, em que a caridade se traduz no amor a Deus e no serviço ao próximo. É preciso deixar-se educar interiormente pela Mãe de Deus, seguindo o seu exemplo e sua direção maternal. De maneira simples, está ao alcance de todos os apostolados.

Acompanhar o envio diário das imagens pelas missionárias (zeladoras), responsáveis por 30 famílias cada uma. Rezar o terço mensalmente na igreja ou em uma das casas das famílias que recebem a Mãe Peregrina. Na missa do 3º sábado de cada mês, fazer a Consagração à Nossa Senhora e a leitura das mensagens que nos são enviadas pelo Santuário de Atibaia, mensalmente. Realização das novenas de Natal e preparação da Quaresma. Nota: independente das reuniões na paróquia Bom Pastor, o apostolado da Mãe Peregrina tem, anualmente, uma agenda muito vasta, pela qual realiza encontro com coordenadores de paróquia, de grupo e da diocese; inclui o ramo dos Enfermos e realiza a formação de missionários. Esta formação dá-se da seguinte forma: preparação para a Aliança de Amor; realização da Aliança; preparação para instituir o Santuário Lar; instituição do Santuário. Todas essas etapas são feitas no Santuário em Atibaia e, sempre que possível, a família deve acompanhar a zeladora na realização de cada etapa.

Encontro de Casais com Cristo

Evangelizar as famílias e promover o engajamento em Pastorais.

O Encontro de Casais com Cristo é um serviço da Igreja para evangelizar a família e despertar o casal a engajar-se nas Pastorais da paróquia. Levar o casal a ser instrumento de Deus na sociedade. Há 3 etapas no ECC:

1ª – Encontro Evangelizador e Missionário, que é o despertar, chamada aos casais para viver uma vida familiar cristã, assumindo tarefas na comunidade;

2ª – Reencontro Catequético, que é o aprofundamento, uma proposta de compromisso, dando ao casal maior informação, possibilidade de reflexão e formação cristã;

3ª – Compromisso Transformador, para os que buscam mudar as estruturas injustas da sociedade.

Promovemos palestras, reuniões de círculos (com os grupos formados durante o ECC) e encontros mensais de confraternização: o famoso cafezinho na paróquia. O engajamento dos casais nas Pastorais é consequência de um trabalho em três frentes. Despertar a consciência cristã nos coordenadores de círculos, incentivando a participação em missas durante a semana e momentos de oração em conjunto. Promover o conhecimento dos serviços: formatação e divulgação de documentos com resumo das atividades de todas as Pastorais e comunicação dos serviços nos avisos paroquiais nas missas. Paralelamente, damos ênfase às atitudes: palestras motivacionais, cartazes interativos, observação dos dons de cada um durante os encontros dos círculos, levando-os ao engajamento nos serviços e lembrando que a doação de si mesmo é essencial à vida cristã, com simplicidade, alegria, fraternidade e, principalmente, oração.

Apostulado da Oração (Rede Mundial de Oração do Papa)

O Apostolado da Oração é um movimento que atribui singular importância ao Sagrado Coração de Jesus, pelo qual os fiéis correspondem ao amor com que nosso Salvador deu vida à Igreja. Para exercer esta vocação apostólica, há um programa de espiritualidade com muitos encontros para a oração e cujo centro é a participação na Eucaristia.  Venha você também fazer parte deste apostolado. Inscrições na secretaria.

Valorização Humana

Fornecer elementos de valorização à pessoa humana através de reuniões semanais, cursos de valorização humana e retiros anuais. Festas e dias de oração na sede do Movimento.