Papa aceita renúncia de Dom vicente e nomeia Dom Arnaldo como novo Bispo de Jundiaí

Papa aceita renúncia de Dom vicente e nomeia Dom Arnaldo como novo Bispo de Jundiaí

A Santa Sé anunciou, nesta quarta-feira, 15 de junho, a decisão do Papa Francisco em aceitar o pedido de renúncia apresentado por dom Vicente Costa ao governo pastoral da diocese de Jundiaí (SP), por motivo de idade. Foi nomeado como novo bispo da diocese dom Arnaldo Carvalheiro Neto, atualmente bispo de Itapeva (SP).

Novo bispo de Jundiaí (SP)

Natural de São Paulo, dom Arnaldo, nasceu em 11 de abril de 1967. Estudou Filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras na UNISAL, em Lorena (SP), e Teologia no Instituto Teológico “Rainha dos Apóstolos”, em Marília (SP). Frequentou cursos de direção espiritual no Institute for Spiritual Leadership em Chicago, nos Estados Unidos, e de capelania hospitalar no Mater Misericordiae Hospital em Dublin, na Irlanda. Além disso, obteve a licenciatura em Pastoral Counseling na Loyola University of Chicago.

Dom Arnaldo recebeu a ordenação sacerdotal em 17 de maio de 1997 e foi incardinado na diocese de Araçatuba (SP). Em seu ministério sacerdotal desempenhou as funções de pároco da paróquia de São Brás, em Birigui (SP); vigário paroquial da paróquia Saint Roman, em Chicago. Além disso, foi diretor espiritual do Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos em Marília (SP). Também foi pároco da paróquia São Pedro Apóstolo, em Gabriel Monteiro (SP), e reitor do Seminário Propedêutico de Araçatuba (SP).

Foi nomeado bispo em 4 de maio de 2016 e ordenado em 17 de julho do mesmo ano. Em 25 de julho de 2016, foi nomeado bispo coadjutor de Itapeva (SP). Em 19 de outubro do mesmo ano, nomeado como o sexto bispo desta Igreja particular, que foi criada em 2 de março de 1968 pelo Papa Paulo VI.

Novo bispo emérito

Natural de Birkirkara, Ilha de Malta (Europa), dom Vicente Costa nasceu em 1º de janeiro de 1947. Fez seus estudos primários na escola governamental de Birkirkara, de 1954 a 1957; os estudos secundários no seminário menor em Floriana, de 1958 a 1963. De 1964 a 1968 fez a faculdade de Filosofia na Universidade de Malta. Veio para o Brasil onde cursou a faculdade de Teologia no Studium Theologicum, em Curitiba, de 1969 a 1971.

Nos anos de 1971 e 1972 fez o doutorado na pontifícia universidade Gregoriana, em Roma. Aos 17 de dezembro de 1972 foi ordenado sacerdote. Foi vigário paroquial da catedral Nossa Senhora da Glória em Maringá, em 1973; foi pároco em São Jorge do Ivaí, de 1974 a 1978; foi pároco em Sarandi, no Paraná, de 1979 a 1984; coordenador arquidiocesano de Pastoral de 1985 a 1987 e de 1991 a 1994; estudou novamente em Roma, de 1987 a 1991; foi vigário paroquial da catedral, novamente em Maringá, de 1994 a 1997; foi professor no Instituto Paulo VI em Londrina, de 1991 a 1997, e professor no Centro Interdiocesano de Teologia (CINTEC), em Cascavel, de 1996 a 1998.

Ele foi ordenado bispo em 1º de julho de 1998, em Maringá (PR). Ele foi bispo da diocese de Umuarama (PR) no período de 9 de outubro de 2002 até 28 de fevereiro de 2010. Antes, ele foi bispo auxiliar da diocese de Londrina (PR), entre os anos 1998 a 2002. Seu lema episcopal é “Fazei tudo o que Ele vos disser (Jo 2, 5)”. Em 7 de março de 2010, tomou posse como o quinto bispo de Jundiaí.

Saudação a Dom Arnaldo Carvalheiro Neto

Estimado irmão, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto,

Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como novo bispo da diocese de Jundiaí (SP). Nessa nova missão, possa o Espírito Santo continuar o inspirando a ser uma presença que espalha o perfume do Evangelho,  com renovado ardor pastoral em favor do povo de Deus nesta nova Igreja particular.

Sabemos do seu compromisso com as populações mais vulneráveis, da sua comunhão com a Igreja no Brasil e com o magistério do Papa Francisco no esforço de buscar uma Igreja cada vez mais sinodal e em saída, enfrentando os desafios da nova evangelização, com renovado método e ardor, em vista de uma autêntica conversão pastoral do povo a Deus e a seu Reino.

Junto com nossas felicitações e votos de um frutuoso ministério, gostaríamos de oferecer essa reflexão do Papa Francisco, para iluminar sua trajetória:

“Não é fácil ser testemunha da esperança cristã no contexto cultural do consumismo e do descarte, sempre propenso a aumentar um bem-estar superficial e efêmero. Requer-se uma mudança de mentalidade para redescobrir o essencial, para encarnar e tornar incisivo o anúncio do Reino de Deus. É precisamente esta confiança no Senhor, esta certeza de não ser abandonado, que convida os pobres à esperança. Sabe que Deus não o pode abandonar. Eles precisam das nossas mãos para se reerguer, dos nossos corações para sentir de novo o calor do afeto, da nossa presença para superar a solidão. Precisam simplesmente de amor…”
(Discurso do Papa Francisco para o III Dia Mundial dos Pobres, 17 de novembro de 2019)

Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, o acompanhe e proteja.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Agradecimento a Dom Vicente Costa

Estimado irmão, Dom Vicente Costa,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta gratidão pelo seu ministério episcopal, que agora entra em nova etapa, com a emeritude.

Receba o nosso agradecimento pelas mais de cinco décadas da sua vida dedicadas à sua missão no Brasil como sacerdote e como pastor nos estados do Paraná e São Paulo. A sua trajetória na Igreja no Brasil testemunha inúmeros e generosos frutos que foram colhidos do seu pastoreio.

Que esta nova etapa de sua vida, com as graças próprias do tempo, seja oportunidade de fortalecer ainda mais sua consagração, frutificando em bênçãos para a Igreja.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB